Profissão, conhecer para bem escolher

O texto à seguir foi produzido pelas alunas Giovana Schutzenhofer e Letícia Cabral do terceiro ano A do ensino médio, tendo como temática o processo de escolha de profissões:


Escolher uma profissão é uma tarefa árdua para a maioria das pessoas, pois é o primeiro passo que o jovem dá em direção à vida adulta, ou seja, a escolha da profissão que poderá definir sua vida.
Para iniciar o processo de escolha você deve, primeiramente, conhecer-se. Parar um tempo para refletir sobre seus gostos, preferências, sua vocação, para, então, depois unir esses fatores à uma profissão que melhor se encaixe em sua personalidade. Embora existam pessoas que prefiram escolher a profissão pela remuneração e o status que esta poderá trazer, esse não é o caso do autor que cá os escreve. Apenas imagine passar uma vida repleta de infelicidade profissional somente pelo dinheiro.
Mas é aí que se encontra a grande incógnita. Como encontrar o equilíbrio entre a profissão que o faça plenamente feliz e satisfeito, com a qual se identifique, e aquela que o fará bem-sucedido, trazendo uma justa remuneração e reconhecimento?
Você, por mais livre que esteja para escolher entre as mais diversificadas áreas, ainda sim está submetido à um sistema capitalista e consumista, e não deve deixar de considerar o fator do que é a remuneração mais justa para a futura profissão que está em seu leque de escolhas.
Para fazer uma “boa” escolha, você deve encontrar o equilíbrio supracitado (entre afinidade e remuneração), equilíbrio este que o leva à realização em seu trabalho, pois uma tarefa realizada com prazer terá um resultado bem feito com muito mais facilidade.
Feita a sintaxe de si mesmo, é hora de encarar a vasta gama de profissões que lhe aguarda. Comece por as que mais lhe atraem, pesquise sobre elas, se há alguma faculdade próxima que ofereça este curso, sobre o mercado de trabalho, as atuações do profissional da área, as especializações e, claro, o salário. Esses pontos serão muito importantes na hora de sua decisão.
Ao finalizar esse processo, você ter reduzido muito as possibilidades, ou até mesmo já ter escolhido sua profissão. É claro que dúvidas irão surgir, uma vez que ninguém pode ter completa certeza daquilo que não conhece. Mas uma coisa é certa: a certeza de que você pesquisou, conheceu, se aprofundou. Não só no quesito de profissões como a si próprio, o que mais o define e agrada.
Portanto, o termo “conhecer para bem escolher” se faz verdadeiro, uma vez que esclarece e sana dúvidas, proporcionando uma melhor visão de atuação, prevenindo, na maioria dos casos, futuros arrependimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas